Como ignorar o concorrente e se manter sempre um passo à frente
- CERA
- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Lidar com a concorrência é uma dor de cabeça para empresas de qualquer segmento. No ramo automotivo, é comum que estéticas, lava jatos e oficinas pratiquem preços muito abaixo da média de mercado para atrair clientes a qualquer custo. Mas qual seria o problema com esse tipo de ação?
Bem, a longo prazo, isso desvaloriza a precificação dos serviços e produtos, prejudicando as empresas de todo o setor. Isso impacta principalmente os negócios de pequeno e médio porte.
Portanto, se a sua empresa automotiva quiser ter um diferencial competitivo, também precisará saber lidar com a concorrência desleal, beleza?

Reprodução: Freepik
E para isso não existe milagre: para enfrentar a concorrência desleal, você precisa conhecer o máximo de informações possíveis sobre as empresas que atuam no mesmo mercado. Anote todos os erros e acertos. Assim, ficará mais simples otimizar como o seu negócio automotivo se relaciona com o público, além de também contribuir para você melhorar os seus preços, serviços e produtos.
Em linhas gerais, o segredo é estudar as demandas dos clientes, não entrar em guerra de preços, e criar um pós-venda eficaz. Abaixo, faremos uma breve explicação do porquê você deve priorizar esses pontos para enfrentar a concorrência desleal de peito aberto.
Por que estudar as demandas dos clientes?
Você precisa entender quais são as reais necessidades dos seus clientes. Spoiler: nem sempre é preço! Por mais que o seu negócio automotivo comercialize os mesmos produtos da concorrência, os clientes não serão necessariamente os mesmos. Por isso, é fundamental reunir informações precisas sobre os seus clientes. Isso lhe ajudará a clarear várias coisas relacionadas aos hábitos de consumo, que irão te ajudar a personalizar os seus serviços conforme o desejo das pessoas, criando, dessa forma, um diferencial competitivo.
Não faça guerra de preços
Buscar clientes a qualquer custo definitivamente é um mau negócio para empresas que adotam esse tipo de prática sem qualquer planejamento. O ideal é que o seu negócio automotivo evite a chamada “guerra de preços".
Isso impacta negativamente no seu fluxo de caixa e desvaloriza os preços dos seus produtos e serviços, basicamente, porque os clientes não valorizam empresas que só sabem trabalhar preços. Os seus concorrentes fazem isso? Uma ótima maneira de se diferenciar, portanto, é justamente saber precificar os seus serviços com critério.
A importância de um pós-venda eficaz
Mais do que se certificar se o seu cliente sabe utilizar ou gosta dos seus produtos e serviços, o pós-venda também é um canal de escuta e orientação. Experimente contactar seus clientes depois de alguns dias depois da compra para perguntar sobre sua satisfação com o atendimento. Pergunte sobre pontos de melhorias, peça autorização para enviar novidades e promoções por e-mail e WhatsApp. São passos simples, mas cruciais para fidelizar a sua base. No ramo automotivo, poucas empresas têm um pós-venda eficaz. Teste no seu negócio e depois nos conte o resultado!
Acho o conteúdo relevante? Ele fez sentido para a sua realidade? Então, não se esqueça de curtir e compartilhar!
Comentários