Estética automotiva: tendências em 2024
- CERA
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2024
A estética automotiva reflete os padrões de consumo do momento. Atualmente, a procura por produtos e serviços sustentáveis, personalizados e com design minimalista estão em alta.

Neste artigo, nós vamos explorar algumas das principais tendências demandadas pelos consumidores em 2024, e que talvez sejam uma boa opção para o seu negócio aderir.
1. Produtos e serviços sustentáveis
A procura por produtos ecologicamente corretos está cada vez mais comum, e o mercado de estética automotiva vem se adaptando a esses novos hábitos de consumo.
Em função dessa demanda exigida por uma parcela crescente de consumidores, os fabricantes têm se empenhado em reduzir os impactos ambientais dos seus produtos e buscado alternativas para suprir suas operações.
A reutilização de materiais, sistemas de iluminação com pouco consumo, tintas e revestimentos de baixa emissão, além de soluções em limpeza sustentáveis, estão ganhando popularidade por agregarem desempenho e responsabilidade ambiental.
No Brasil, segundo pesquisa da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), 96% dos materiais produzidos no país não são reciclados. Portanto, existe muita margem para investir em práticas e produtos sustentáveis.
Se a sua estética automotiva quiser crescer de forma sustentável, esse é o momento mais indicado.
2. Personalização
Em 2024, quando falamos em personalização, não estamos nos referindo apenas a modificações estéticas na parte física e mecânica do automóvel, como “rebaixamento”, instalação de spoilers, etc.
Esse tipo de customização ainda é popular, mas hoje a prática é mais abrangente, compreendendo partes como “remap" (reprogramação da central de injeção eletrônica), envelopamento, sistemas multimídias, entre outros.
Os clientes querem serviços e produtos que refletem suas personalidades. Tente utilizar isso em benefício da sua empresa automotiva. Por que não pensar em reestruturar o seu atual catálogo de serviços ou criar outros que façam sentido para as exigências dos seus consumidores?
Use e abuse da criatividade, mas lembre-se: customize o máximo possível.
3. Design minimalista
Menos é mais. Grosso modo, esse é o conceito do design minimalista. No ramo automotivo, ele se traduz em automóveis com cores neutras, linhas limpas, superfícies lisas e, no geral, com poucos elementos decorativos.
São carros caracterizados por unirem descrição e elegância. Empresas como Tesla e Volvo são duas das principais fabricantes explorando esse “mercado minimalista”. Sua estética automotiva tem serviços voltados para esse tipo de nicho?
Para estar conectado às principais tendências do mercado, você deve colocar na ponta do lápis investimento em produtos e serviços voltados também para esse tipo de cliente.
Ao longo do artigo, nós vimos que: a estética automotiva reflete o espírito do tempo. Hábitos e desejos demandados pelos consumidores são adotados pelos prestadores de serviços.
Empresas que conseguem alinhar suas ofertas às tendências de mercado estão passos à frente da concorrência. Se você quiser se diferenciar da maioria, não perca tempo: invista em personalização ou em práticas sustentáveis.
Comments